Novo curso do programa "Valorizando a Pele" para confecção de sandálias xô peixe é concluído em Petrolândia-PE


Por Assis Ramalho/Blog de Assis Ramalho

Durante duas semanas, de 10 a 21 de janeiro de 2022, foi realizada em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, uma nova etapa do "Valorizando a Pele", programa de capacitação profissional que envolve o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), o Sebrae-PE e a Prefeitura de Petrolândia. O curso ministrado por instrutor do Senai-PB, Melzaque. Participaram do evento, realizado no ateliê da Associação Café com Arte, artesãos das cidades de Petrolândia e Jatobá, pessoas interessadas em aprender todas as etapas para a montagem das tradicionais sandálias "xô boi", produzidas na versão "xô peixe", com couro de peixe tilápia.

De acordo com a presidente da Associação Café com Arte, Fátima Belém, após o curso, finalmente artesãos petrolandenses estão capacitados a realizar todas as etapas de confecção e montagem dos calçados em couro de peixe tilápia, produto de destaque do município. A artesã, que também é presidente da Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos de Artesãos de Pernambuco (Facarpe) e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), destacou a importância do curso de qualificação para o município de Petrolândia. Ela ainda antecipou que um novo curso deverá ser realizado no âmbito do "Valorizando a Pele", desta vez para confecção de outros artigos em couro, como bolsas, cintos e acessórios.

O projeto "Valorizando a Pele" foi concebido para fortalecer a criação de produtos derivados do couro da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura e do couro de peixe tilápia, com ênfase no artesanato local. Destacam as cidades de Petrolândia, Floresta e Tacaratu, com cerca de 30 artesãos e pequenos fabricantes de calçados que receberam treinamentos, oficinas e cursos nas áreas de empreendedorismo, planejamento e gestão financeira e consultoria do Instituto Senai de Tecnologia - Couro e Calçados. O objetivo final é profissionalizar a produção e processamento da confecção e comercialização de produtos derivados de couro na região, a fim de melhorar a renda dos beneficiários, além de aumentar a competitividade do Sertão Pernambucano com a melhoria dos padrões de qualidade.

Confira depoimentos e mais informações sobre os cursos no vídeo abaixo.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier e Melzaque/Senai-PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Associação Café com Arte agradece ao deputado federal Fernando Filho e à Codevasf os equipamentos para produção de artigos em couro do peixe tilápia

Comunicado da Café com Arte sobre desistência de participação na 22ª Fenearte

Associação Café com Arte realiza mais uma edição do Natal Solidário Sem Fome em Petrolândia